CI

Caravana Embrapa percorre principais polos de produção de grãos

Caravana Embrapa percorreu os municípios de Vilhena, Ariquemes e Porto Velho em Rondônia


A Caravana Embrapa percorreu os municípios de Vilhena, Ariquemes e Porto Velho em Rondônia, de 22 a 24 de setembro levando orientações a 150 extensionistas, técnicos, produtores e demais multiplicadores sobre as estratégias de controle das principais pragas que têm causado grandes prejuízos aos agricultores; a importância do conhecimento das pragas para o seu efetivo controle; o manejo integrado de pragas como uma ferramenta para a sustentabilidade dos sistemas; além de ressaltar a importância de todo este contexto para a segurança e sustentabilidade da atividade agropecuária no estado e no país.

Os municípios percorridos pela Caravana representam bem os principais polos de produção de grãos do estado. “São regiões já tradicionais na produção de grãos, como Vilhena, regiões em franca expansão, como Ariquemes, e regiões que ainda estão iniciando estes cultivos, como Porto Velho. Foi muito boa também a participação de grande número de produtores de grãos, interessados no tema, e que deixaram claro suas preocupações com o manejo de pragas nas lavouras em Rondônia, que hoje é um dos principais gargalos no sistema de produção”, explica o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Rondônia Frederico Botelho.

Para o controle eficiente de pragas é preciso que haja equilíbrio entre o uso de produtos químicos e a adoção de técnicas adequadas de manejo. “Estamos sensibilizando os produtores para reestabelecer o equilíbrio agroecológico, que é de extrema importância para evitar a entrada de novas pragas exóticas no país”, aponta o coordenador da Caravana, Sérgio Abud.

Esta ação faz parte da segunda fase da Caravana Embrapa, que deve chegar também à Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais até o final do ano, com uma programação voltada para a sustentabilidade da produção agrícola e da segurança alimentar. Até o momento, além de Rondônia, a Caravana já passou por 18 estados, abrangendo 35 polos de produção agrícola e contou com a participação de mais de 600 técnicos, produtores e multiplicadores.

A primeira fase da Caravana ocorreu entre dezembro de 2013 e março de 2014. À época, os pesquisadores da Empresa levaram aos técnicos das principais regiões produtoras orientações sobre o manejo das principais ameaças fitossanitárias, principalmente da Helicoverpa armigera.

A Caravana Embrapa é uma ação institucional da Embrapa e em Rondônia contou com a colaboração da Central Agrícola e Bayer Cropscience.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.