CI

11º Congresso Nacional de Pesquisa de Feijão termina com balanço positivo

Próxima edição do evento será realizada em Piracicaba (SP), em 2017


A 11ª edição do Congresso Nacional de Pesquisa de Feijão (Conafe), realizada em Londrina durante esta semana, foi avaliada como um sucesso pela coordenação do evento. De acordo com a coordenadora da equipe responsável, a pesquisadora do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) Vania Moda Cirino, todos os 640 participantes – pesquisadores, estudantes, professores, produtores, empresários e técnicos agrícolas – contribuíram coletivamente para, em três dias, “aperfeiçoar a geração sustentável de tecnologia ao agricultor, produzindo em qualidade e quantidade cada vez mais”.
 
Durante todo o evento, seis painéis com várias apresentações de pesquisadores de todo o Brasil e também do exterior contribuíram para debater temas ligados a toda a cadeia produtiva do feijão. “Ainda tivemos 389 trabalhos científicos expostos, em forma de pôsteres, por estudantes de todo o País”, acrescentou Vania.
 
Participaram desta edição do Conafe 209 pessoas do Paraná, 155 de São Paulo, 63 de Minas Gerais, 58 de Goiás, 29 de Santa Catarina, 26 do Mato Grosso do Sul e 24 do Mato Grosso. “Produtores e empresários dos estados com maior produção de feijão participaram”, ressaltou a coordenadora. O Congresso teve, ainda, participantes do Maranhão (3), Acre (3), Rondônia (2), Pernambuco (2), Pará (9), entre outros.

 
A próxima edição do evento será realizada, em 2017, na cidade de Piracicaba (SP), sob a organização do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP). “O Estado de São Paulo também é um grande produtor de feijão e conta com muitas instituições de pesquisa na área, o que justifica a escolha”, afirmou Vania. O tema do evento ainda será decidido pela organização.
 
A 11º edição do Conafe foi realizada pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), com apoio do Londrina Convention & Visitors Bureau, Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento do Agronegócio (Fapeagro), Basf, Miac Máquinas Agrícolas, Selegrãos, Bayer, Syngenta e Laboratório Farroupilha.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.