CI

Feira livre de Morro do Pilar é revitalizada com barracas doadas pela Emater-MG

Venda é feita às quintas-feiras


Mais um incentivo para agricultores familiares atendidos pelo projeto feiras livres do Programa Minas Sem Fome. Desta vez, em Morro do Pilar, município da região Central,  localizado a 150 quilômetros de Belo Horizonte. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), por meio do Programa Feira Livre da Agricultura Familiar, entregou um kit composto de dez barracas de feira, 20 jalecos e 50 caixas plásticas para a Associação Comunitária Morro do Pilar. Os materiais já estão beneficiando cerca de 20 feirantes, a maioria mulheres, que expõem e comercializam seus produtos na feira livre do município, nas quintas-feiras.

Segundo a extensionista do escritório local da Emater-MG de Morro do Pilar, Adriana Papatella, mesmo em atividade desde abril de 2016, a feira só contava com duas barracas e funcionava numa estrutura precária. “Os produtos eram expostos em tábuas, nos bancos da praça ou até mesmo no chão, mas assim mesmo a população sempre esteve presente”, garante.

Com a doação ocorrida em fevereiro,  a feira ganhou em padronização e estética e tornando-se mais atraente para o público e os expositores, como explica a extensionista agropecuária do escritório local da Emater-MG, em Morro do Pilar, Adriana Papatella. “As mudanças valorizam os produtos, atraindo mais consumidores. Também aumentam a autoestima das feirantes e isso é muito importante”, argumenta.

De acordo com a técnica da Emater-MG, a produção é bastante diversificada, com produtos in natura e processados artesanalmente pela agricultura familiar. “Entre os in natura, podemos citar as diversas hortaliças folhosas, tomate, cenoura, beterraba, inhame, abóboras variadas, bananas, mandioca, quiabo, ervas e temperos, além de hortaliças não convencionais como almeirão roxo e chuchu de vento, e ainda arroz,  ovos, alho e frutas da estação”.

Da agroindústria,  Adriana Papatella cita outros produtos comercializados na feira. Entre eles a farinha de mandioca torrada, fubá mimoso, fubá torrado,  cúrcuma ou açafrão da terra, corante de urucum, melado, rapadura, banana chips, tapioca, pães integrais, pastéis e feijão tropeiro, além de mel, queijo, peixes e óleo de coco. O artesanato também está presente, com forrinhos e tapetes em crochê,  panos de prato pintados à mão, flores de EVA (poliacetato de etileno vinil), chapéu de palha-do-indaiá e objetos em taquara. 

As expositoras estão felizes com a nova cara da feira e se sentiram motivadas. É o caso da feirante pioneira, Piedade Viana de Andrade Souza, a Dadá: “a feirinha é muito importante, principalmente para nós mulheres, pois além de ajudar na venda dos produtos, funciona também como ponto de encontro”, revela. Outra que comemora e agradece o incentivo é a também feirante Neuza Maria Rosa. “A Emater está com a gente desde o início, sempre apoiando e dando dicas sobre a qualidade das verduras”, diz. 

Na feira, que funciona na Praça Monsenhor Matos, próxima à igreja, das 6h às 12h30, no centro de Morro do Pilar, local de grande circulação de pessoas,  ainda não há mecanismo de controle de preço. Entretanto, segundo a extensionista da Emater-MG, “os feirantes praticam o preço de mercado local para a maioria dos produtos agropecuários. De acordo Adriana, a Emater-MG atua no acompanhamento técnico organizacional contínuo dos feirantes; na assistência técnica e extensão rural das unidades produtivas; na produção com qualidade, regularidade e segurança familiar e ainda na organização dos espaços e infraestrutura, além de dar as orientações para cálculos de preço justo e competitivo”. Ela informa que a feirinha e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae)  são os principais canais de comercialização da agricultura familiar no município.


Em Minas Gerais, a Emater-MG já distribuiu por meio do Programa Minas Sem Fome, na ação de apoio e implementação de feiras livres da agricultura família, mais de 200  kits de barracas e outros implementos, beneficiando 4.300 agricultores em 204 municípios. Segundo a gestora do programa na Emater-MG, Márcia Pimentel, “outros 70 kits estão em fase de organização para serem entregues, totalizando 277 kits para feiras livres, com mais de 70 municípios a serem beneficiados”.

Em Morro do Pilar, a Emater-MG atende cerca de 300 agricultores familiares. O segmento rural, segundo Adriana Papatella, responde por 80% da produção agropecuária municipal. As principais atividades são o cultivo de milho, feijão mandioca, cana-de-açúcar e hortaliças, além da bovinocultura de leite e produção de queijo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.