CI
Nome do Evento
IX Workshop Agroenergia: Matérias Primas
27 de mai de 2015

IX Workshop Agroenergia: Matérias Primas

Descrição do evento

O "IX WORKSHOP Agroenergia: matérias primas", será realizado no Auditório da cana-de-açúcar, Centro Avançado de Pesquisa em Cana-de-açúcar, do Instituto Agronômico, em Ribeirão Preto - SP, nos dias 27 e 28 de Maio de 2015. Tem como objetivos; discutir a problemática da produção de matérias-primas para biocombustível, reunir lideranças dos diferentes segmentos, apresentar as novidades tecnológicas e servir como fórum de apresentação de trabalhos técnico-científicos nas áreas da Fitotecnia e Melhoramento Genético, Economia e Sustentabilidade, Fitossanidade, bem como Tecnologias e Processos. Nesta edição, estão programadas visitas a áreas demonstrativas visando alternativas de biomassa (Biomassa Show), algodão colorido, além de atividades que celebrem o ano internacional do solo.

Os principais temas a serem debatidos serão:
- Potencial de matérias primas para produção de biomassa
- Barreiras comerciais, econômicas, políticas e sanitárias para o avanço do programa energético brasileiro.
- Avanços tecnológicos nas culturas potenciais para bioenergia, com ênfase na conservação dos solos e aspectos fitossanitários.
- Pesquisa e Desenvolvimento de matérias primas para produção e uso de Biocombustíveis - O caso das algas.
- Biocombustíveis e a questão ambiental;
- Consorciação de culturas, alimentos e energia.

Dentre os destaques desta edição, deve-se salientar a realização do "Biomassa show", que consistirá na visita a plots demonstrativos com diferentes opções de culturas para biomassa e a apresentação de "Nova Cultivar de Algodão Colorido do IAC", que se configurá como uma alternativa de agregação de renda ao pequeno e médio agricultor com possibilidade de fornecer óleo para matriz do biodiesel. Com relação aos aspectos fitossanitários da produção de matérias-primas para bioenergia, serão abordados temas relativos ao controle de Sphenophorus levis em cana-de-açúcar e suas implicações no manejo de solo e os benefícios da tecnologia Bt da soja Intacta. Além disso, espera-se que o evento se consolide cada vez mais como uma reunião técnico-científica para apresentação e discussão de resultados. E para manter a tradição do evento quanto ao espaço dedicado aos aspectos ambientais, serão incluídas palestras e atividades de campo com o intuito de comemorar o ano internacional do solo.

Público-alvo: Produtores rurais, Engenheiros Agrônomos, Gerentes, Técnicos, Pesquisadores, Estudantes e demais profissionais envolvidos no agronegócio de agroenergia

Informações gerais

27/05/2015
Indefinido
SP - Ribeirão Preto

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.