CI

Tesouro direto instável


Vinícius André de Oliveira
Ultimamente investidores com recursos alocados em Letras Financeiras do Tesouro (LFT) sofreram com a variação dependendo do vencimento escolhido. A indexação é a taxa Selic e apresenta risco moderado. 
Para 2016, letras com vencimento em prazos mais longos estão com rendimentos menores do que as com prazos mais curtos. As LFT´s comercializadas pelo Tesouro são chamadas de Tesouro Direto. A título de exemplo, em maio as letras com vencimento em 2021 registravam rentabilidade de 4,77% enquanto as com vencimento em 2017 rentabilizavam 5,11%, ou seja, rentabilidades inferiores à taxa Selic e ao CDI do mesmo período que registraram ganhos de 5,17% e 5,16% respectivamente.
Tal movimento, incomum, parece refletir a preferência – e porque não dizer a necessidade em alguns casos – de aplicar em títulos de menor prazo valorizando-os acima do normal. Isso quer dizer que a lei da oferta e demanda está sendo colocada em prática. 
O histórico de comercialização demonstra a mudança de comportamento do investidor. No começo do ano LFT com vencimento no ano de 2021 apresentava taxa de compra de 0% igualando-se à taxa Selic e a taxa de venda 0,04%. Posteriormente, as taxas subiram para 0,03% para compra e 0,07% para venda e passou a render para o aplicador a Selic mais 0,03% ao ano. 
Levando em conta que esses títulos são utilizados para formar o “colchão” da carteira de investimentos, pequenas diferenças podem causar problemas. Outro problema é a taxa de colocação nos leilões do Tesouro Nacional. Houve aumento dessas taxas o que mostra que o desconto no valor de face dos papéis também aumentou e isso também não é bom.
Portanto, nem renda fixa e tão pouco Tesouro Direto saem ilesos quando há instabilidade na economia. Devemos ficar sempre atentos também à movimentação do mercado de títulos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.