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Sua empresa é socialmente responsável?


Edivan Júnior Pommerening

Um dos temas emergentes na última década é a responsabilidade social empresarial. O fato é verificado nos mais diversos segmentos, sejam organizações públicas, privadas ou não-governamentais. A inclinação para o tema é de cunho mundial. Nesta temática, as empresas/entidades/instituições, numa atitude mais do que justa, “devolvem” à sociedade e a natureza parte do que delas foi “tirado”.

Responsabilidade social são ações que as empresas desenvolvem no intuito de fazer cumprir sua finalidade social. Essas ações contemplam vários aspectos, destacando-se os econômicos, os sociais, os culturais e os ambientais. De acordo com uma pesquisa realizada pela Revista Exame e levada ao público pela Revista Veja em sua edição de dezembro de 2006, 31% das empresas brasileiras praticam atos de responsabilidade social. Hoje certamente é bem mais!
Responsabilidade social é a preocupação das empresas com a qualidade de vida das pessoas que vivem em seu entorno. Neste sentido, devem praticá-la visando a sustentabilidade do meio sócio-ambiental local e regional. Elas – as empresas - precisam entender que estão introduzidas nas entranhas da sociedade e que o seu sucesso deriva dela e com ela deve ser partilhado.
O documento utilizado para registrar e levar ao conhecimento do público os atos da empresa em prol do meio em que estão inseridos é denominado “Balanço Social”. Nele, a empresa destaca as ações realizadas por ela que “respingaram” nos mais diversos atores sociais com os quais se relaciona. Desta forma, há uma relação recíproca entre a empresa, a sociedade e o meio ambiente, pois são destes últimos que ela “garimpa” os recursos humanos e naturais que garantem sua prosperidade.
Além de estabelecer um diálogo com os públicos interno e externo, o Balanço Social proporciona uma vista privilegiada do desempenho da gestão organizacional. De maneira correlata, o documento permite comparar as atitudes sociais da empresa com seus objetivos e metas primordiais, bem como com o alinhamento aos seus intentos e estratégias futuras.

No Brasil, em detrimento de países europeus, por exemplo, a publicação do Balanço Social ainda não é lei, entretanto, inúmeras empresas já se mobilizam na sua elaboração, seja por consciência, por marketing ou por ambos. As iniciativas para tornar obrigatória a publicação do Balanço Social iniciaram com o Projeto de Lei nº 3.116/97, mas até hoje o governo brasileiro ainda não deliberou sobre o assunto. Diante disso, constatar a pró-atividade de algumas empresas é louvável.
Temáticas recentes como o aquecimento do planeta e problemas sociais de toda a ordem comprometem ainda mais as empresas no exercício da sua função social (previsto na Constituição Federal em seu artigo 5º, inciso XXIII), haja vista que muitas destas inconformidades são advindas do seu impacto junto ao meio ambiente e a sociedade. Por fim, ao confeccionar seus Balanços Sociais as empresas devem ser autênticas, retratando suas ações e projetos e reconhecendo suas limitações.

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