CI

Sclerotinia sclerotiorum em soja em locais de baixas altitudes


Instituto Phytus
Sclerotinia sclerotiorum é um fungo que normalmente ocorre em altitudes maiores de 600 metros devido a ocorrência de temperaturas amenas, entre 15 e 18 graus, principalmente à noite, e a umidade de solo maior que 50 por cento da capacidade de campo.
Fora da ocorrência geral, o fungo apareceu em área na depressão central do município de Itaara, com altitude entre 400 e 450 metros. A semeadura aconteceu em 15 de novembro com uma cultivar indeterminada, tendo seu período de floração por volta de 28 e 30 de dezembro, uma época muito chuvosa e com temperaturas favoráveis ao surgimento do fungo.
Na área foi possível observar uma produção muito acentuada de estruturas de sobrevivência, os esclerócios, que servirão de inóculo para a safra que vem. Essa produção deve ser considerada para o manejo das safras posteriores.
O fungo causa podridão no caule da planta e apresenta amarelecimento e seca na parte externa das folhas.
Autora: Mônica Paula Debortoli, fitopatologista e Coordenadora de Processos do Instituto Phytus. É engenheira agrônoma pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestre e doutora em engenharia agrícola pela mesma instituição. 
Contato: [email protected]

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.