CI

Perdas e ganhos da tecnologia no campo e outros segmentos


Prof. João Mariano
Quem nasceu em fazendas ou sítios, nas décadas de 40, 50, 60, sabe que era  comum o uso de ferramentas manuais, como enxadas, enxadões, facões, foices, serras, traçadores, serrotes, ancinhos, cutelos, machados,arados.  A terra era arada com animais e o arado a principal ferramenta para tratar a mesma antes de se plantar. Poucas fazendas tinham tratores, o gado era criado a pasto livre, sem grandes tecnologias e uma das poucas preocupações era com a febre aftosa.   Os tempos passaram, houve um rápido desenvolvimento tecnológico, muitas ferramentas sumiram (traçador, uma serra enorme, manuseada por 2 pessoas ao mesmo tempo, de um lado e outro de um tronco ou árvore e o machado),substituídos pela moto serra, no corte de árvores.  O machado continua em uso nas pequenas propriedades ou chácaras, para preparar lenha e cortar algum arbusto.  Os arados foram sendo substituídos por tratores, mesmo que alugados por sitiantes menores, sem condições de ter o seu. 
A tecnologia entrou em tudo e fez seus estragos ou benefícios. E necessário ficar atento e atualizado em tecnologia, acompanhando tendências, em equipamentos, máquinas, sistemas de gestão, sistemas de informática, de forma a poder se ajustar em cada situação.  
Uma empresa pode continuar ou sair de mercado por causa da tecnologia.   
É HORA DA PERGUNTA: COMO ESTÁ O SEU NEGÓCIO (EMPRESA, FAZENDA, INDÚSTRIA), EM TECNOLOGIA? Enquanto pensa em responder, veja abaixo como a Tecnologia refletiu em alguns segmentos :
Alguns Efeitos da Tecnologia no Campo (Agricultura, Pecuária, Florestal)
- forte redução de mercado para os fabricantes de ferramentas agrícolas, hoje restritos ao atendimento de pequenas propriedades e chácaras, tratores mecânicos, substituídos pelos hidráulicos, automatizados, arame farpado para cercas (substituído pelo arame liso e cercas elétricas). Muitos fabricantes quebraram ou mudaram de ramo.
mudanças de processos: produzir mudas de canas a partir das “gemas”,  que são plantadas com máquinas, gerando ganhos fito sanitários, produtividade e  redução de despesas com pessoal e da perda de toneladas de cana para mudas. 
- ocorreu a redução dos empregos dos cortadores de cana, que perderam espaço para colheitas mecanizadas implantadas após a proibição da queima, mas que tinham alguns pequenos trechos para tirar mudas e trabalhar em terrenos irregulares, agora ficam com menos oportunidades ainda.  Uma pequena parte, com mais estudos está sendo aproveitada para “pilotar” as novas máquinas agrícolas, de alta tecnologia.
- desenvolvimento de novos cultivares, pela Embrapa e o IAC,  na geração do etanol 2, gerando canas com maior teor de açúcar, adequadas para colheita mecânica, resistência a doenças, total aproveitamento da palha (usada para gerar energia), do bagaço (usado para aumentar produção do álcool e queima posterior), trocando moendas pelo biogestor,  transformando as Usinas em empresas de ENERGIA, cuja sobra é vendida nas regiões.  Como a manutenção artificial dos preços da gasolina durante o último governo levou dezenas de Usinas à recuperação judicial ou fechar, é uma oportunidade para retomar mercado e investimentos nos próximos anos.
- 3ª.revolução agro pastoril florestal, que a partir do gado a pasto livre, migrou para rotação de pastagens e piquetes, entrou no plantio direto (usando a palha da colheita anterior, sem revolver a terra) e agora começa a consorciar floresta-pecuária e agricultura, com ganhos significativos de produtividade, para soja, milho, algodão).  Planta-se a soja, colhe-se, entra o milho e capim, saem, entra o gado e o ciclo se repete. Na parte florestal podem entrar o eucalipto e o pinus, ambos com forte expansão em alguns estados, devido demanda para celulose e madeira.
- forte redução de empregos em fazendas de gado, que migraram para “confinamentos”, cada vez localizados mais próximos das indústrias, viabilizando a diferença de custos entre “confinar e criar a pasto”. 
- abandono de animais como jumentos e jegues no Nordeste, antes usados para tocar gado e pequenas tarefas, trocados por motos e abandonados em vários locais, gerando problemas para as comunidades, já que não existe hábito de usá-los como alimento no país.
- introdução das máquinas de ordenha mecânica em fazendas, reduzindo a mão de obra dos peões, porém agilizando o processo e ganho em produtividade e sanidade.
Alguns Efeitos da Tecnologia em Equipamentos de Informática, Redes Sociais, Telefonia, Comunicações, Música
- extinção das fitas Tdk, VHS e dos aparelhos gravadores, vídeos cassetes, que se tornaram relíquias de colecionadores. Como muitas pessoas ainda tem fitas de VHS em casa (treinamento, filmes), surgiram os conversores,  que permitem transferir músicas e imagens para os computadores.
- redução do mercado de Discos e seus aparelhos (vitrolas, toca discos) a um mercado de colecionadores, DJ´s, sebos, trocados inicialmente pelos CD´s, DVD´s, Bluray e pela baixa gratuíta de músicas na Internet.  
- os cinemas de rua, tão comuns em todas as cidades, foram fechados devido redução de público e hoje se concentram em Shoppings, usando tecnologia mais avançada para atrair os frequentadores, com tantas opções que tem, incluindo canais pagos.
- extinção do telex, substituído pelo fax, que caminha para ser também substituído por e-mails (bastando escanear o documento)  e outros mecanismos modernos. E do mercado de disketes (grandes e pequenos) substituídos pelos Pen Drive e drives externos.
- eliminação do mercado dos rádios relógios, despertadores, telefone fixo, câmera fotográfica (exceto profissionais), calculadora (comum), MP3, MP4,  absorvidas pelas múltiplas funções dos novos celulares.  Quem fabricava já fechou, vai fechar ou mudar de mercado.
- pré extinção dos netbooks, substituídos pelos tablets e celulares ou trocados pelo notebook com maior capacidade e tamanhos diferenciados.
- a rede social Orkut sendo substituída rapidamente pelo Facebook (83 millhões de pessoas no Brasil), surgimento do Youtube (1 bilhão de contas e 10% no Brasil), Twitter (33,3 milhões de usuários no Brasil, atualmente alterando sua capacidade para textos maiores).  
- saída de mercado de empresas tradicionais como Kodak (filmes e câmaras), Olivetti (máquinas de escrever mecânicas e elétricas), Gradiente e Sharp (aparelhos de som), Polaroid (máquinas e filmes), devido mudanças de tecnologia e não reação a tempo, para replanejar uma mudança de negócios.
Para quem tem medo dos perigos da Tecnologia é bom citar que existem sobreviventes como a IBM, que produzia uma das melhores máquinas de escrever elétricas, chamada IBM ESFERA, que percebeu as mudanças tecnológicas e ajustou seus negócios vendendo sua divisão de notebooks,  buscando outros nichos de atuação e com isso vai bem.   Um modelo bem sucedido de negócio é a GE, que fabrica locomotivas, aparelhos eletrônicos e também utilidades domésticas. 
Alguns Efeitos da tecnologia no mercado automotivo e transportes
- evolução dos veículos de transporte, como caminhões, mais rústicos, mecânicos, desconfortáveis,  para modelos automatizados, bom conforto, mais econômicos, ar condicionado, alta tecnologia em segurança e freios.  
- em outros segmentos como transporte ferroviário e náutico, também ocorreu grande evolução, locomotivas com maior capacidade com  vagões modernos e com ar condicionado ou maior volume para cargas,  navios mais rápidos e maior porte.
- e dos automóveis, que deixaram de lado os carburadores, entraram na injeção eletrônica e várias tecnologias oriundas da F1 e das inovações geradas pela competição entre montadoras, entre eles o câmbio automático.  Já é realidade os carros elétricos e híbridos e o Google sinaliza com o veículo autodirigido (sem motorista).
- na aviação, a troca dos turbohélices, comuns na ponte área Rio-São Paulo, pelos jatos, dos executivos aos de linha, de todos os portes e modelos.
Alguns efeitos da tecnologia na gestão dos negócios, material administrativo e vida cotidiana das pessoas
- o surgimento dos software de gestão on line, tipo MES, que podem monitorar uma produção inteira, detalhe a detalhe, material em processo, produtividade, manutenção, gerando Kpi´s, como OEE e outros, usados para decisões em tempo real, que aliados à Automação, reduziram a mão de obra e também o mercado das consultorias de produtividade (PDCA).
- surgimento do “home Office” parcial, como alternativa para o “trânsito caótico”de grandes cidades como São Paulo e outras,  mantendo a pessoa em casa, mas conectada diretamente com a empresa, pela internet, usando recursos de aplicativos para realizar contatos, enviar fotos, textos, vídeos.
- tendência de substituição do uso das planilhas Excel, por Sistemas Integrados ou ERP´s , CRM´s, mais elaborados, com ganhos em velocidade, simplicidade  e qualidade.
- evolução do “e-commerce”, a partir da Amazon.Com, Americanas.Com e outras, como opção aos clientes, que não precisam sair de casa para comprar produtos, recebendo em casa, mas com isso fechando lojas de rua.  Por outro lado, alguns “players” de “e-commerce” abrem lojas físicas e grandes redes expandem seu “e-commerce”, para se manter competitivas. 
- nas escolas, substituição das lousas verdes (tradicionais) e do giz, antes pelos quadros brancos e seus pincéis “borradores”, agora por lousas eletrônicas, projetadas em telões e que muitos alunos tiram fotos das telas, em vez de anotar em seus cadernos.
- surgimento de aplicativos como o WhatsApp, capaz de enviar textos, fotos, vídeos, permitir que as pessoas conversem o tempo que quiser, sem custos na ligação e que por tabela provocou a redução do mercado das operadoras de telefone, cujas lojas de rua estão sendo fechadas e concentradas em Shoppings. 
- o Wazer, gratuito e prático,  arrasando o mercado do GPS. As grandes Redes de Lojas de Produtos de Informática da região Santa Ifigênia, ou desovaram seus estoques a preços promocionais ou ainda tem lotes encalhados, com dificuldade de venda aumentando a cada dia.
- o Uber, provocando confusão no mercado de táxis no Brasil, assim como fez em outros países,  gerando regulamentação às pressas, criação dos “táxis pretos”, apesar de já existirem aplicativos como Easy Táxi, 99 Táxi.
- o Air BNB e Hotel Urbano, oferecendo hospedagem em casas de famílias a preços mais competitivos, provocando queda nos movimentos das redes hoteleiras, obrigadas a replanejar suas operações, custos, serviços.
- consolidação do GOOGLE como ferramenta de busca, superando o Yahoo Answers (com 5 milhões de usuários no Brasil), principalmente pela simplicidade e usabilidade do Google.   Seu Google Maps concorre com o Here Maps, mas ainda é mais utilizado. E seu Google + é uma ferramenta de compartilhamento líder de mercado.
- o Linkedin, como Rede de relacionamento profissional, em 9 idiomas, permitindo até a substituição dos curriculuns físicos pelo perfil da pessoa, participar de grupos de discussão, ter seguidores e outras funcionalidades.
- o YouTube criando versão paga, o YouTube Red, como geradora de renda, integrado ao Google Play Música.  E a APPLE, após vender 48  milhões de iPhones no 4º trimestre de 2015, também introduz o Apple Watch e a Apple Tv . 
- o Instagram  (200 milhões de usuários, 60 milhões de fotos compartilhadas e 1% no Brasil), como uma das redes que mais cresce no país. Com isso, os álbuns de fotos tradicionais perderam seu mercado e os fabricantes tiveram que migrar para outros segmentos.
E depois se pergunta....por que a Kodak não inventou isso ?   Planejamento? Zona de Conforto ?  Não acreditar nos perigos da tecnologia ?
- evolução dos produtos domésticos, com o surgimento da panela elétrica, mais barata e com mais recursos, que reduz o mercado dos fogões e bujões de gás, apesar do custo da energia.  Sumiço da TV PB, substituída pela TV COR e próxima substituição dos modelos analógicos pelos digitais.
- redução do mercado gráfico para impressão de coleções didáticas tradicionais, dicionários, livros, revistas impressas, por conteúdo da internet, e-books, versão on line de revistas, reduzindo o mercado editorial, com fechamento de editoras menores, pequenas livrarias, algumas gráficas e outros negócios correlatos.
São mudanças que fazem lembrar os antigos “kardex” e suas fichas de controle de estoques, hoje absolutamente inviáveis e já substituídas há anos por planilhas ou Sistemas de Informática, como o WMS e ERP´s.
As mudanças em Tecnologia são rápidas e quem não tiver um bom planejamento, pode dormir com seu produto e acordar sem mercado.  É preciso pesquisas e investimentos e ações planejadas para evitar ser pego de surpresa e ter prejuízo. 
Autor : Prof.João Mariano de Almeida, administrador de empresas, com pós em RH e mestrando em Gestão de Negócios, atuando desde 1981, em T&D (para formar e reciclar lideranças), produtividade pessoal (redução dos ciclos das atividades) e empresarial (processos, problemas, decisões). 
É autor do kit de áudiolivros “As 10 Dicas para o Sucesso da Empresa Familiar”. Cel(11)9-8514-0675 / em: [email protected]

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.