CI

O conhecimento no campo: saber aliado à técnica alavancam o agronegócio brasileiro


Nei Pflug Ketzer
 
 
Muito se enaltece o agronegócio brasileiro, mas talvez pouco se sabe sobre a sua verdadeira  importância e como o Brasil está tornando-se um grande produtor mundial de alimentos. 
 
Possivelmente alguns de nós ainda se lembram do tempo em que se importava alimento básico para as nossas mesas (hoje isto  ocorre até por uma questão econômica, ou seja, por que pagar mais se no exterior tal alimento é mais barato?).
 
Efetivamente o agronegócio mudou a economia do Brasil e se não fosse ele, ainda neste ano, veríamos um crescimento econômico negativo no nosso país. Há que dizer-se em claro e alto som: mais do que uma ocupação ao homem do campo, o agronegócio tornou-se uma das atividades mais importantes da nossa economia, pois, basicamente, tratamos com algo que, no nosso ponto de vista vale até mais do que dinheiro - o insubstituível alimento.
 
Sim, o alimento que é produzido no Brasil não é somente para brasileiros. Inúmeros países do mundo já consideram o Brasil como um dos principais fornecedores de alimentos, e inclusive a FAO (órgão da ONU dedicado aos alimentos) conta com o Brasil com país chave  para saciar a fome do mundo. 
 
Além do país-continente ter sido abençoado por boas terras em conjunto com temperaturas ideais e uma luminosidade(intensidade da luz solar)ótima e que nos possibilita produzir de trigo a bananas, de milho a açaí, o conhecimento aliado à técnica colaborou basicamente para o desenvolvimento do  agronegócio aqui. 
 
Ainda ressalta-se a fabricação de equipamentos agrícolas com alta tecnologia aplicada aqui(agricultura de precisão, por exemplo)  além da criação de bancos de sêmen bovino/equino assim como desenvolvimento intensivo da ovinocultura e suinocultura  - compõem tão somente alguns poucos elementos da  alta tecnologia aqui desenvolvida para o agronegócio.  
 
Inúmeras faculdades de agronomia e medicina veterinária do país formaram milhares de bacharéis que não ficaram somente nos bancos das universidades, mas aliaram-se a outros tantos milhares de técnicos e especializaram-se levando seus conhecimentos aos mais longínquos rincões desta pátria onde alcançaram desde  pacatos agricultores até grandes grupos produtores de alimentos.
 
Não mencionamos números, mas para os que se interessam pelas cifras, vejam bem que o agronegócio contribui ao PIB anualmente com valores em reais oscilando  entre 400 e 450 milhões, e algo que nos surpreende (e a todo mundo também) foi o progressivo  crescimento das safras de cereais que em menos de 10 anos evoluiu de 90 milhões para 195 milhões de toneladas/ano.  
 
A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agrícola) também muito contribuiu para a disseminação do conhecimento e das novas técnicas disponíveis nem só aos brasileiros, mas ainda estendendo-se até países das Américas do Sul e Central, Ásia, África e Oceania onde ensina e leva tecnologia, e troca experiências com técnicos, agrônomos e veterinários de nações tanto desenvolvidas como em desenvolvimento.
 
A iniciativa privada também marca pontos importantes dentro da realidade do agronegócio brasileiro. Associações de entidades como, por exemplo, a Argos-Associação Rio Grandense de Olivicultores tomou inúmeras iniciativas no sentido de intensificar a cultura da oliveira tanto no RS como em outros estados além de incentivar trabalhos universitários específicos, e  ainda compartilhar seu conhecimento em fóruns internacionais como no de Tacna(principal província produtora de oliveiras) no Peru a ocorrer no próximo dia 24, e incontáveis interveniências médico/técnicas/científicas em eventos de inúmeros países.
 
Assim, vemos que o conhecimento, a pesquisa, a técnica, a tecnologia  e os equipamentos aqui desenvolvidos colaboraram e colaboram de maneira decisiva para o Brasil tornar-se um dos principais produtores mundiais de alimentos provenientes dos seus campos que já alimentam  uma significativa parcela da humanidade  - e a tendência é que a produção agrícola e o agronegócio expandam-se ainda mais.
    

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.