Agronegócio

Investimento em ações da Petrobrás – uma incógnita

Por -
Tenho lido muitas matérias sobre o comportamento das ações da Petrobrás e uma série de aconselhamentos sobre o que fazer nesse momento. Confesso que tenho ficado um pouco assustado com a quantidade de orientações fundamentadas em frágeis adivinhações – perdoem a redundância - ou palpites baseados em manchetes de jornal.

Acredito que, em primeiro lugar, é necessária muita prudência antes de qualquer movimento sobre os investimentos de maneira geral. Em segundo lugar, a empresa em questão passa por um momento especialmente negativo sobre todos os aspectos. Questões muito importantes, e básicas, para quem considera a hipótese de alocar recursos financeiros em uma empresa. A confiabilidade na gestão da empresa, a capacidade de geração de caixa, a disponibilidade para investimentos, a longevidade da demanda, crescimento da produção e assim por diante, são fatores primordiais para que o investidor construa cenários e visualize limites.

No entanto, vários dos pontos mencionados, ao menos no curto e médio prazo, são sinônimos de preocupação.

Por ora, investir nesses papéis seria um movimento totalmente especulativo. Então, como realizar ganhos com ações da Petrobrás diante desse panorama?
Para quem me pergunta respondo o seguinte: existem duas formas de investir nessas ações minimizando as chances de frustração e de realização de perdas. No longo prazo, as perspectivas são levemente positivas com o cumprimento das metas de produção, a melhora na governança e a racionalização do plano de investimentos. A segunda opção seria com o Day Tranding, ou seja, de forma mais profissional e com operações de grande porte o que é o caso de uma parcela mínima dentro do mercado.

Logo, se intenção é evitar prejuízos e, ao contrário, incrementar o patrimônio não se deve dar ouvidos a conselhos superficiais sobre esse ou qualquer outro papel. No mercado financeiro não existe piedade para o amadorismo e não há espaço para erros.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é ser necessário ser cadastrado
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos