CI

Dia Mundial da Alimentação: não se trata apenas de um dia


Jose Luiz Tejon Megido
Por José Luiz Tejon Megido, Conselheiro Fiscal do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS), Dirige o Núcleo de Agronegócio da ESPM, Comentarista da Rádio Jovem Pan. 
Tivemos ontem o Dia Mundial da Alimentação (16/ de outubro) e comida significa elemento vital para a paz no mundo. A fome não apenas mata, mas cria assassinos, desenvolve vítimas, a tortura, e o sofrimento. Casa onde falta pão todo mundo discute e ninguém tem razão, já dizia o velho ditado.
O Brasil aprendeu a produzir alimentos em terras fracas. Terras brasileiras são dependentes de tecnologia para produzir. Precisamos dar nutrientes para o solo, para as plantas, proteger as sementes, e a produção de alimentos no Brasil só foi possível pelo desenvolvimento do saber, do conhecimento de como fazer isso no cinturão tropical planetário.
Produzimos o equivalente para poder abastecer mais de um bilhão de seres humanos na terra e poderemos duplicar isso nos próximos dez anos. Das atuais 200 milhões de toneladas de grãos, poderemos ir para 400. Podemos dobrar hortaliças, frutas, cacau, crescer de novo em borracha, expandir na cana, com tecnologias inovadoras, como o novo carro que vai transformar eletricidade a partir do etanol, ou seja, o Brasil poderá significar a segurança alimentar e energética de mais de três bilhões de seres humanos na terra, nos próximos 20 anos.
No dia Mundial da Alimentação celebramos não apenas esse progresso brasileiro, como o continuo alerta sobre a fome, ainda apavorando quase um bilhão de pessoas, e o dado impressionante da distribuição da riqueza onde 71% dos seres humanos vivos na terra representam apenas 3% de toda riqueza. Ou seja, somos ainda um planeta de pobres. Mas que tenhamos alimento, comida e tudo isso com sustentabilidade e segurança alimentar!
Um papel sensacional para o Brasil e brasileiros: uma missão. Assegurar o fim da fome no mundo e prover alimentos de qualidade com sustentabilidade para todos os mercados e para 100% da população brasileira.
Dia Mundial da Alimentação: não se trata apenas de um dia, mas de todo santo dia!

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.