CI

DE PAI PARA FILHO, QUANDO COMEÇAR?


RENTAGRO CONSULTORIA
O tema sucessão familiar tem sido ouvido cada vez mais no meio rural, e isto em virtude das dificuldades encontradas pelos pais em fazer a transferência do negócio a seus filhos, ou dos filhos em se inserir no negócio da família, onde normalmente não conseguem encontrar espaço e em virtude do conflito de gerações, acabam por buscar espaço de trabalho em outros setores.

Outro equivoco encontrado no debate do tema sucessão é relacionar essa como sendo sinônimo de morte, e não é incomum quando os filhos tocam no assunto em reunião familiar, encontrarem a repulsa por parte dos pais que dizem “já querem meus bens antes mesmo de eu morrer?” e o assunto termina antes de começar. Nesse memento é imprescindível a mediação de uma consultoria especializada para que se possa dar a exata compreensão sobre o tema, em especial no fato que sucessão neste tópico é sinônimo de “liderança” não de morte, o bastão precisa ser passado enquanto há compreensão e todos estejam juntos trabalhando, para que o negócio rural possa permanecer forte e continuar crescendo.

Todo pai “líder” sonha na continuidade do negócio da família, que os filhos permaneçam trabalhando juntos e que o negócio cresça e seja perene. Então os filhos futuros “líderes” do negócio precisam ser preparados, e a passagem do bastão precisa ser treinada exatamente como o fazem diariamente os grandes atletas. Organizar, planejar, definir funções e remuneração dos participantes da empresa rural, são apenas algumas das etapas necessárias a uma boa sucessão de liderança, de forma que quando chegar o momento da aposentadoria do líder, possa ter a segurança de que o negócio terá continuidade e este sempre será ouvido com sua experiência, o que torna tudo mais fácil e sonhos individuais passam tornarem-se coletivos.

Motivar a permanência dos filhos na propriedade com trabalho e renda é um dos grandes desafios na atualidade, onde se tem constatado um envelhecimento da população rural. É importante destacar que o trabalho sucessório deve ser feito em momento de equilíbrio do negócio, não deve ser feito muito tarde nem mesmo em momentos de crise, pois dificilmente se conseguirá bons resultados.

De outro lado se pode constatar o grande diferencial das famílias que já deram o passo de organização em seus condomínios ou empresas familiares, o crescimento do negócio e a harmonia no trabalho fazem com que o dia a dia seja produtivo e a extensão de área cultivada aumenta a cada safra, isto chama-se PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO.

Moisés Prevedello
Rentagro Consultoria em Agronegócio.
[email protected]
www.rentagro.com.br

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.