CI

Aparência x Essência: agrotóxicos necessários ou não?


José Otavio Menten
Por José Otavio Menten, Diretor do CCAS e Professor Associado da ESALQ/USP; Ciro Rosolem, Vice-Presidente de Estudos do CCAS e Professor Titular da FCA/Unesp; Luiz Carlos Côrrea Carvalho, Membro do CCAS e Presidente da Abag.

A agricultura brasileira tem sua reputação e imagem frequentemente questionadas, mas é necessário que prevaleça a verdade, baseada em fatos comprovados. A comunidade científica acompanha com rigor as inovações tecnológicas e o desenvolvimento da agricultura no Brasil, e o Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS) tem o objetivo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara e isenta, sobre o assunto, valorizando o conhecimento científico (http://agriculturasustentavel.org.br).
O Brasil é líder na produção e exportação de soja, milho, cana, algodão, laranja etc. Estas conquistas ocorreram em paralelo ao desenvolvimento social do campo e maior consciência e respeito ambiental. O aumento da produtividade foi mais importante se que a expansão da área cultivada, de modo que cerca de 65% do território brasileiro continua recoberto por matas nativas. Nos últimos 35 anos, a produção de grãos no Brasil aumentou 198%, enquanto a área cultivada cresceu  28%.
Estando em região tropical, o Brasil desenvolveu tecnologias próprias para superar suas limitações. Um dos grandes desafios tem sido a convivência e redução dos danos causados pelas pragas agrícolas (insetos, doenças e plantas daninhas).  Nos trópicos, onde a neve não controla naturalmente as pragas, estas são mais diversificadas e atuam com maior intensidade. No Brasil, todas as culturas agrícolas estão sujeitas a pragas. Medidas de controle são necessárias incluindo o uso de produtos fitossanitários para reduzir danos, manter a produtividade, qualidade e custos compatíveis dos produtos agrícolas. As pragas são controladas utilizando-se todas as medidas disponíveis. É o chamado MIP (Manejo Integrado de Pragas).  São usados métodos genéticos (resistência das plantas), biológicos (inimigos naturais), culturais (rotação de culturas, erradicação, vazio sanitário), legislativos (evitar introdução de novas pragas) e químicos (produtos fitossanitários/defensivos).  A utilização do manejo químico com produtos fitossanitários é um dos mais utilizados, pela sua eficiência e segurança. Trata-se da aplicação de inseticidas, fungicidas e herbicidas. Se os produtos fitossanitários não fossem utilizados, a produção agrícola sofreria redução da ordem de 50%. Sem defensivos seria necessário dobrar a área cultivada, com a incorporação de terras hoje com florestas, com elevação nos preços dos alimentos, fibras e agroenergia. A boa notícia é que foi demonstrado pela Kleffmann que de 2004 a 2011, o uso de produtos fitossanitários por unidade de produto cresceu 120% na China e 47% na Argentina, no Brasil houve redução de 3%. É o agronegócio brasileiro fazendo a lição de casa.
Os produtos fitossanitários em uso no Brasil são extremamente seguros. São desenvolvidos por empresas que empregam ciência e tecnologia de ponta. Para que um novo produto chegue aos produtores rurais, há necessidade de muita pesquisa e avaliações rigorosas de qualidade. São necessários cerca de 12 anos de estudos e investimento aproximado de US$ 250 milhões para que uma nova substância possa ser utilizada. Antes de serem liberados para os agricultores, os produtos devem ser registrados junto aos órgãos reguladores do Brasil: MAPA, ANVISA e IBAMA. Estes órgãos seguem protocolos internacionais e exigem cerca de cinco anos de estudos por parte de especialistas. Este procedimento fez com que, nos últimos 40 anos, as doses dos produtos fitossanitários utilizados no Brasil fossem reduzidas em quase 90% e a toxicidade aguda em mais de 160 vezes.
Mas a alta qualidade dos produtos fitossanitários não basta. Há necessidade de seu uso correto e seguro. Para isto é fundamental educação e treinamento dos usuários, para que as Boas Práticas Agrícolas sejam adotadas. Milhares de manipuladores destes produtos são treinados anualmente, pelas empresas e instituições rurais.  Deve-se destacar que seguir rigorosamente a receita agronômica, em especial quanto à dose utilizada e a obediência do intervalo de segurança (tempo entre a aplicação e a colheita) são fundamentais para que não haja contaminação dos alimentos. Isto tem contribuído para que a qualidade dos alimentos ofertados à população seja adequada, e é confirmado pelo monitoramento dos LMRs (Limites Máximos de Resíduos) realizado pelos órgãos reguladores, como MAPA E ANVISA, além de diversas empresas privadas. Destaque especial deve ser dado às embalagens vazias de produtos fitossanitários: o Brasil é líder mundial na destinação correta, em que cerca de 94% de todas as embalagens utilizadas são recolhidas e devidamente destinadas, através da ação  articulada dos fabricantes, distribuidores, agricultores e poder público. O rural inspirando o urbano no respeito ao ambiente!
Além do manejo adequado de pragas, muitos outros aspectos da agricultura brasileira requerem conhecimento para que se chegue a posições apropriadas. Por se tratar de um assunto sensível, especialistas de ocasião, mídia sensacionalista e outros acabam por emitir opiniões infundadas, ou mesmo fundamentadas em pesquisa de má qualidade. O CCAS tem se preocupado em trazer a público, ciência de qualidade em linguagem compreensível, em especial quando se trata de alimentos, segurança alimentar e ambiente de qualidade. Existem insinuações relacionando o uso de produtos fitossanitários a maior incidência de câncer, má formação congênita, resíduos em leite materno etc., sem demonstração de nexo causal. Não há evidências científicas para suportar tais hipóteses. O assunto exige tratamento responsável.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.