CI

A tecnologia no agronegócio acessível para qualquer agricultor


Opinião Livre
*Por Antônio Morelli 
Há tempos, o crescimento constante da tecnologia vem sendo discutido no mundo inteiro. Seu avanço em todos em setores é admirável. As empresas buscam, por meio dela, garantir cada vez mais benefícios e praticidade aos consumidores. O setor de agronegócios, com sua importante participação econômica, também vem apresentando cada vez mais opções tecnológicas aos produtores rurais e empresários do setor agrícola. 
É certo que a tecnologia chegou para auxiliar o setor do agronegócio. Atualmente, o agricultor já consegue, por exemplo, monitorar sua plantação de diversas formas e sem precisar sair do conforto de sua casa. Uma das opções tecnológicas que possibilitam esse monitoramento remoto, é o uso de imagens de satélites, que permitem visualizações por meio do computador do produtor, de um tablet e até mesmo de um celular.  
Contudo, no Brasil o perfil de muitos agricultores indica pequenas propriedades, com administração familiar e, em muitos dos casos, não têm condições de contratar um consultor técnico ou um serviço de mapeamento de sua plantação. Obviamente, a maioria dos pequenos produtores não possui o mesmo poder aquisitivo de grandes produtores, mas as necessidades, as “dores” continuam sendo bastante próximas.  E isso é natural, já que em todo e qualquer trabalho, precisamos lutar para crescer. 
Então, como o agricultor que possui poucos recursos financeiros pode aplicar a tecnologia em sua produção? Quais são as saídas para conseguir otimizar tempo e economizar dinheiro, gerando mais lucro e qualidade em seus produtos? A resposta para essas e outras questões semelhantes, pode estar na melhoria do planejamento e da gestão. Esse é o futuro de todas as organizações. 
A maior parte das tecnologias de mapeamento é inviável para os pequenos produtores. Porém, já existem no mercado opções mais baratas capazes de oferecer mapas, gráficos, números de produção de fácil visualização e operação. Uma das saídas é apostar em ferramentas capazes de mapear e prever a produtividade. Atualmente, é possível encontrar esse tipo de tecnologia inovadora por um sistema muito parecido com o streaming de filmes Netflix, pagando uma taxa de assinatura de R$19,90 e a partir de R$ 0,20 centavos por hectare. Por isso, acredito que o planejamento e a organização são fundamentais para obter lucro e crescimento no segmento agro. Muitas vezes achamos que algo não está ao nosso alcance, simplesmente por não estarmos atentos à inovação. 
Pensando neste contexto, resolvi escrever esse artigo para mostrar que já existem plataformas no mercado que possibilitam o acesso a informações fundamentais e preciosas a qualquer produtor, pois são capazes de estimar, informar e projetar a produtividade agrícola em menos de um minuto. Isso é possível por meio de muito desenvolvimento tecnológico, pesquisas em inovação metodológica, estudos que resultaram num complexo algoritmo capaz de realizar previsões com taxa de acerto superior a 90%.
Essas informações permitem o melhor planejamento da lavoura, da identificação de problemas como pragas e aplicação de insumos até a comercialização da sua safra no melhor período. Meu conselho para os agricultores que estão um pouco desconfiados das novas tecnologias, é que se programem para receber a inovação. O futuro dos campos brasileiros é brilhante e você pode fazer parte dele. Não se prenda à extensão de suas terras, veja além, alcance mais, seja parte da revolução, realize seu potencial. Nós acreditamos nele. 
*Antônio Morelli é CEO da Agronow única empresa a desenvolver uma plataforma de mapeamento que estima, informa e projeta a produtividade agrícola em menos de um minuto.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.