CI

A situação fiscal do Brasil


Vinícius André de Oliveira
A apreensão com o equilíbrio fiscal do Brasil e também com a pressão sobre os preços é uma relação de muito tempo. Quanto ao patamar crescente da inflação, a primeira medida a ser tomada é o aumento na taxa básica de juros na expectativa de reduzir a demanda através de crédito mais caro para as famílias e também para as empresas. Ocorre que alto endividamento e falta de equilíbrio fiscal resulta no aumento da dívida do governo e acaba por afetar as contas públicas. Soma-se a esse fato a falta de credibilidade provocando a fuga de dólares do país desvalorizando o Real e exercendo uma carga sobre os insumos importados. 
Tal situação já foi vivida nos anos 80 quando o governo não conseguia o equilíbrio de preços através da política monetária, pois causaria um panorama insustentável para a dívida pública. Com a opção do atual governo de empurrar o problema nos últimos três anos e agora com a dificuldade de aprovar qualquer medida de ajuste e com um cenário de fraca atividade industrial e queda na arrecadação o problema econômico do país parece estar longe de uma solução.
Há quem defenda o regime de bandas para o câmbio o que geraria certo equilíbrio utilizando-se das reservas internacionais que o Brasil possui na ordem de US$ 370 bilhões. Talvez, devido à fraca demanda doméstica e déficit crescente o resultado não seria tão positivo e não teria muito efeito sobre a inflação ligada aos reajustes de salários e de preços administrados.
Sendo assim, a saída seria, provavelmente, o controle rigoroso do gasto público incluindo muitos cortes ainda não realizados e infelizmente passa também por aumento de alíquotas tributárias. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.