CI

A EMPRESA RURAL DA FAMÍLIA ESTÁ PREPARADA PARA AUSÊNCIA TEMPORÁRIA OU MESMO PERMANENTE DO LIDER?


RENTAGRO CONSULTORIA

Iniciamos esse questionamento com a conceituação do que venha ser Líder. O Líder é aquele que comanda o negócio, que determina as rotinas e a forma com que as atividades do dia a dia na fazenda devem ser realizadas. É o líder quem normalmente decide onde e quando se deve investir, bem como orienta as funções de cada um no ambiente do negócio rural. Todo líder tem uma semente plantada, regada de muito suor, trabalho e dedicação, e espera que esta semente cresça e continue crescendo sendo cuidada no seio familiar, mesmo quando ele próprio não conseguir mais fazê-lo. Um líder de visão sabe que é preciso preparar a passagem da liderança para outro membro da família, e que normalmente deve ser exercida por um filho ou filha.  E como é feita esta passagem? A passagem deve ser planejada, trabalhada em etapas, para que todos os ensinamentos e experiências sejam assimilados pelo futuro novo Líder que comandará os negócios da família, possibilitando que este momento seja harmonioso e de fortalecimento dos laços familiares, e quando a família é composta por dois ou mais filhos, que não haja perda parcial do patrimônio nem de força trabalho, ou mesmo quando existe sociedade entre irmãos, e os sobrinhos começam a se interessar em atuar no negócio da família. O planejamento também assegura a compreensão entre gerações normalmente com ideias conflitantes, mas que com organização, reuniões e acompanhamento, podem mudar positivamente o negócio da família, trazendo crescimento, especialização e profissionalização.

É importante salientar que a transição da liderança em nada tem haver com o fenômeno natural de passagem da vida, mas da necessidade que o próprio negócio familiar tem de renovação. O líder transmitente da liderança continua tendo um papel importantíssimo, pois sempre será fonte de consulta por seu conhecimento e experiência adquiridas no longo tempo de trabalho, bem como será o guardião da continuidade da sustentabilidade do negócio da família, assegurando que as decisões tomadas pelo novo Líder sejam amplamente discutidas.

Este misto de ideias inovadoras e de experiências de trabalho só podem trazer bons resultados, fazendo com que a gestão da agora EMPRESA FAMILIAR RURAL, torne o negócio muito mais rentável e promissor, e aos olhos do líder fundador a segurança de que aquela semente plantada continuará forte, sendo regada e cuidada pela nova geração da família.

Se você gostou deixe seu comentário logo abaixo, e nos auxilie a trazer informações do seu interesse, que ajudarão a melhorar a rentabilidade do seu agronegócio.
Se preferir entre em contato.
Moises Prevedello
Rentagro Consultoria em Agronegócio.
[email protected]

www.rentagro.com.br

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.