20/02
CME
BM&F

Soja
10,32 (20/02)
n.d.

Milho
3,68 (20/02)
33,96 (20/02)

Cereais de Inverno


Financiar estoques não vai ajudar trigo, diz T&F

Visitas: 2001

Financiar estoques não vai ajudar trigo, diz T&F
09/01/17 - 12:15 

O analista sênior da Consultoria Trigo & Farinhas, Luiz Carlos Pacheco, questiona iniciativas como a do Banco do Brasil, que anunciou na semana passada mais R$ 750 milhões para financiar a estocagem da safra de trigo. “Se a expectativa é guardar estoques esperando alguma alta futura nos preços, esqueçam”, critica.

“Não entendo como podem pensar isto. Financiar estoques excessivos significa guardar, manter, conservar alta a disponibilidade do produto (muito além da própria necessidade, sem ter perspectiva de escoamento, como a exportação, por exemplo) é sempre péssimo para os preços. Certamente os técnicos do governo (que sabem disto) são votos vencidos e tem algum político [...] dando as ordens por lá”, aponta ele.

De acordo com o especialista, o efeito de guardar estoques é justamente o contrário: “É exatamente o que está acontecendo hoje no mercado internacional: estoques excessivos e que tem como consequência um retrocesso de 10 anos nos níveis mundiais dos preços. Mas, mesmo que o preço internacional aumente daqui para frente (já que está excessivamente baixo, como dizem os analistas de Chicago), o preço doméstico permanecerá baixo, porque não haverá disputa por matéria prima. Tudo estará apenas e tão somente à inteira disposição dos moinhos e nada da exportação, por exemplo”.

Segundo Pacheco, a única alternativa possível como forma de ajudar os triticultores é diminuir os estoques, e não mantê-los. “Se o governo quer ajudar os triticultores do Rio Grande do Sul [...] então que pegue este dinheiro todo e pague o diferencial para a exportação diretamente (e num programa de pelo menos 5 anos, mas o ideal seria de 10 anos, com o propósito de inserir o país definitivamente no mercado internacional, como fizeram os russos), mesmo que isto signifique comprar briga com a OMC ou com quem quer que seja. Vai gastar muito menos e ser muito mais eficiente”, sustenta.

“O efeito (de um incentivo à exportação) será altamente positivo, porque começará a quebrar a atual estrutura monolítica de dependência exclusiva dos preços dos moinhos, criando mais uma alternativa de comercialização (com benefício inclusive para os próprios moinhos, porque a qualidade do trigo se tornará melhor com o passar do tempo e eles terão preços iguais [e mais previsíveis] aos do mercado internacional, não superiores, como hoje), explica o analista da T&F.

Pacheco vai além, e defende que, com essa essa medida, rapidamente o Brasil se tornaria autossuficiente na produção de trigo e até geraria excedentes exportáveis, exatamente como aconteceu com a soja e o milho. Segundo ele, isso ainda não é feito porque “os responsáveis estão mais perdidos que os produtores. Debatem demais e fazem de menos. Precisam tomar umas aulas com o Trump e com o Putin, ou com alguns dirigentes agropecuários do Paraná que tiveram coragem e implantaram um sistema que tornou o estado um ótimo produtor e comercializador de trigo”.


Agrolink
Autor: Leonardo Gottems

Notícias relacionadas

21/02/17 » Faeg discute novas oportunidades para o setor da aquicultura
21/02/17 » DuPont Proteção de Cultivos e DuPont Pioneer levam tecnologia de ponta ao Show Tecnológico Fundação ABC
21/02/17 » Visita técnica à Espanha contempla polos de cultivo protegido de hortaliças
21/02/17 » Saiba como a imunidade passiva interfere nos programas vacinais das aves
21/02/17 » Lelião Anual Carpa chega a 30ª edição seguida

Comentários (2)

Comente esse conteúdo preenchendo o formulário abaixo e clicando em enviar






- Opiniões expressas nesse ambiente são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representam o posicionamento do Portal Agrolink.

23/01/2017 às 12:08h - Açotec Perondi Engenharia Ltda - EPP Construção Civil, Metálica e Pré-moldados Site: www.acotecperondi.com.br Tel: (19) 9-9910-1050 / (19) 9-9608-2916 Descalvado - SP Áreas de Atuação: Construção Civil Fundações, pisos de concreto, alvenaria e demais variações de estruturas de concreto armado fundidas "in loccu". Construção Metálica Atuação nas mais variadas configurações de estrutura metálica. Construção Pré-Moldada Placas de fechamento lateral para vedação, para estrutura de contenção (silos a granel, muros de arrimo, etc) e colunas de concreto pré-moldadas. (Ariel Baccarin)
10/01/2017 às 11:54h - Você está procurando um emprestador de empréstimo legítimo? ? Você realmente precisa de empréstimo urgente para iniciar seu próprio negócio? Você está em dívida? Esta é a sua chance de alcançar seus desejos e damos empréstimos pessoais, empréstimos comerciais e empréstimos corporativos e todos os tipos de crédito de 2% por anulação para mais informações entre em contato conosco pelo e-mail beverlyloan.institute@gmail.com (beverly fred)

Colunistas | Eventos  | Cadastre-se  | Agrotempo  | Feiras e Fotos  | Vídeos
Ip: 50.16.126.107 Cod: -1 Est: -1 Cid: -1

 
Fale Conosco
Em que podemos ajudá-lo?