CI

Falta de chuvas em fevereiro pode ser fatal para safra gaúcha, adverte Emater

Previsões apontam chuva abaixo da média no Rio Grande do Sul


As condições climáticas permanecem favorecendo o desenvolvimento das cultas de soja e milho no Rio Grande do Sul. Durante a virada do ano, o registro de chuvas em diferentes pontos do estado trouxe alívio às lavouras. Assim como a soja, o milho gaúcho também apresenta diferentes estágios de desenvolvimento vegetativo e floração, por exemplo.

Contudo, o produtor deve estar atento para suposta escassez de chuva para o próximo mês de fevereiro. Ao Portal Agrolink, o gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar, Cláudio Dóro, adverte que se o volume de água ficar abaixo de 150 a 180 milímetros, a produção de grãos pode ser comprometida.

‘Em fevereiro, se faltar água será fatal porque neste período a produção de soja entra no processo de enchimento de grãos. As previsões do tempo apontam para uma período de chuvas abaixo da média histórica”, alerta.

Conforme dados da Emater/RS-Ascar, a produção de soja no Rio Grande do Sul deve girar em torno de 16 milhões de toneladas. Já a colheita de milho deve chegar a 5,5 mi de toneladas no ciclo 2016/17.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.