CI

FCStone eleva previsão de safra de soja do Brasil; mantém projeção para milho

No geral, a safra brasileira apresenta condições favoráveis


A consultoria agrícola INTL FCStone elevou a sua estimativa de produção de soja na safra 2016/17 do Brasil para um recorde de 102,8 milhões de toneladas, ante 102,1 milhões na projeção de dezembro, de acordo com nota divulgada na noite de quinta-feira.

Na safra passada, afetada pela seca, o Brasil colheu 95,4 milhões de toneladas.

"Esse ajuste (na projeção) decorreu de aumentos de produtividade em alguns Estados, uma vez que a área plantada foi mantida inalterada", explicou a FCStone.

No geral, a safra brasileira apresenta condições favoráveis, e o rendimento de Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Sul foi ajustado para cima, acrescentou a consultoria.

O Rio Grande do Sul é um Estado que apresenta um risco climático mais considerável, com maior variabilidade. "Entretanto, neste ciclo, o clima tem sido positivo, o que deve garantir boas produtividades..."

Uma produção recorde na safra 2016/17, superando 100 milhões toneladas, resultaria em uma situação de estoques mais confortáveis, após um longo período de aperto no balanço, pontuou a FCStone.

"Os estoques ficariam mais folgados, mesmo mantendo-se as expectativas de uma demanda aquecida."

Milho

Para a safra de milho, a INTL FCStone manteve sua estimativa de produção em um recorde de 91,05 milhões de toneladas no ciclo 2016/17. Na safra passada, quando o país colheu 66,6 milhões de toneladas, as lavouras do cereal sofreram perdas em função da estiagem.

"Assim como no caso da soja, o clima durante a safra de verão, no geral, tem sido benéfico, destacando, também, que houve crescimento de área em relação ao à safra anterior, sob incentivo de preços mais elevados no mercado doméstico."

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.