CI

Lafer: desafio do Brasil é diversificar pauta de exportações


Brasília, 23 (Agência Brasil - ABr) - O ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, disse hoje, nesta capital, que o desafio do Brasil é diversificar a pauta de exportações. Segundo ele, o Brasil tem buscado maior acesso para seus produtos no mercado externo e o desafio é aumentar a quantidade de produtos que são exportados, sem com isso prejudicar o mercado interno.

"O desequilíbrio da balança comercial brasileira se deve principalmente a barreiras impostas pelos países desenvolvidos", afirmou Lafer. Para ele, não é possível desenvolvimento, caso seja adotada uma postura de isolamento e por isso o Brasil adotou "uma atuação negociadora, considerando interessantes todos os acordo propostos pela Organização Mundial de Comérico, Área de Livre Comércio das Américas e União Européia".

Lafer participou, junto com o ministro da Saúde, José Serra, do painel "O Brasil e sua inserção no mundo: Mercosul, Alca, União Européia (UE) e Organização Mundial de Comércio (OMC)", do seminário "O Brasil e a Alca", na Câmara dos Deputados.

José Serra disse que o Brasil não precisa impor mecanismos tarifários ou não-tarifários para importações e exportações, mas discutir intensamente os mecanismos já existentes. Ele destacou que os subsídios agrícolas norte-americanos, a prática do anti-dumping sem restrições e as salvaguardas, têm "castigado bastante as exportações brasileiras, principalmente na área da siderurgia, a mais competitiva em relação aos Estados Unidos".

O ministro citou a prática de picos tarifários, amplamente usados pelos Estados Unidos, que fazem com que os produtos brasileiros sejam submetidos a em média 46% de tarifas nos EUA, enquanto os produtos norte-americanos pagam em média 13,4% de tarifas ao entrarem no Brasil. Segundo Serra, a falha nessa diferença tarifária se deu devido à "ampla, geral e irrestrita" abertura da economia brasileira.

Em relação às patentes, Serra, disse que o governo Brasileiro não é contra as patentes de medicamentos. "Nós somos contra os abusos", esclareceu o ministro. Segundo ele, é preciso flexibilização no caso das patentes principalmente nos países em desenvolvimento. Ele afirmou que é preciso levar em conta os problemas de natureza econômica e social que alguns países enfrentam na questão de importação de medicamentos. Serra finalizou dizendo que o Brasil deve fazer em relação a Alca é defender o interesse nacional.

O ex-secretário de Defesa dos Estados Unidos, William Cohen (no governo Bill Clinton), que também participou do painel, disse que deve haver uma integração na comunicação entre os países para evitar atos terroristas como os ocorridos no dia 11 de setembro.

Cohen defendeu um esforço global visando a segurança e afirmou que seu país pretende dar maior atenção ao Brasil e aos países da América Latina nas questões econômicas, "de maneira justa e equilibrada".

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.