CI

RS antecipa colheita de milho atento aos preços do grão

Produtividade média varia de 130 a 160 sacas por hectare


Produtores de milho do Rio Grande do Sul anteciparam os trabalhos de colheita do grão em função do clima favorável registrado na região Noroeste nesta primeira semana de 2017. Nos próximos dez dias a colheita será intensificada em todo estado. Porém, alguns produtores de cidades como Novo Machado e Doutor Maurício Cardoso, no Noroeste gaúcho, já iniciarem os trabalhos nas lavouras.

Ao Portal Agrolink, o presidente do Sindicato Rural de Santa Rosa, Denir Frosi, revelou que a colheita iniciou na região com boa expectativa de preços. "Hoje, o preço está interessante porque deixa uma margem para o produtor. Mas estamos preocupados com a possibilidade de queda no valor do milho. Se a saca ficar abaixo de R$ 25, a situação vai ficar muito complicada, ainda mais no final da colheita", adverte.

Na safra 2015/16, houve uma supervalorização do cereal no RS e a saca ultrapassou a casa dos R$ 50. Naquela ocasião, os produtores de suínos e aves sofreram com a disparada da cotação do grão. Em função dos preços, alguns suinocultores chegaram a dar trigo ao invés de milho para os animais.

Rendimento do milho é favorável

Segundo a Emater, a produtividade média do milho deve variar de 130 a 160 sacas por hectare, nos 45 municípios da região. O Noroeste gaúcho reservou 150 mil hectares para o cultivo o grão. O Rio Grande do Sul deve colher mais de 5,012 mil toneladas de milho em 2017.

 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.