CI

MS em estado de “emergência fitossanitária” por surto de Helicoverpa armigera

Decisão libera Benzoato de emamectina


O Mato Grosso do Sul foi declarado em estado de “emergência fitossanitária” por conta do surto de Helicoverpa armigera. A decisão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) foi publicada através da portaria de número 266 no Diário Oficial da União (DOU) desta última quinta-feira (02.02).

A decisão autoriza a “implementação do plano de supressão da praga e adoção de medidas emergenciais”. Na prática, isso significa a liberação do uso de inseticidas à base de Benzoato de emamectina – que ainda não estão registrados definitivamente no País. 

A substância é apontada por diversos especialistas como o ingrediente ativo mais efetivo no controle da praga, mas sofre resistência por parte de ativistas ambientais e da própria Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que considera sua toxidade além dos limites toleráveis.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.