CI

Mapa autoriza Curbix 200 SC, da Bayer, para combate à broca do café

CNC destaca alternativa para manejo da resistência


O inseticida Curbix 200 SC (Etiprole) foi liberado para o controle da broca do café (Hypothenemus hampei). A inclusão da recomendação de uso do produto, fabricado pela Bayer, foi publicada no Diário Oficial da União de 13 de janeiro, através do Ato nº 4 do Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas, da Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (DFIA/SDA/Mapa).

O Curbix 200 SC, um inseticida de contato do grupo Fenilpirazol, já era registrado no Brasil para o controle de cupins e da cigarrinha na cana-de-açúcar e da bicheira da raiz do arroz (Oryzophagus oryzae). Trata-se de um ingrediente ativo distinto dos produtos atualmente utilizados para o controle da broca do café, que são Ciantraniliprole e Chlorantraniliprole + Abamectina.

De acordo com Conselho Nacional do Café (CNC) trata-se de uma conquista “importante porque permitirá o aprimoramento do manejo da resistência de insetos na atividade cafeeira”. A entidade foi uma das maiores defensoras da aprovação do Etiprole, conseguindo inclusive colocar o Curbix 200 SC na lista de produtos prioritários para registro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.