CI

Anvisa libera inseticida flupyradifurone da Bayer

Lançado nos EUA com marca Sivanto


A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o uso do ingrediente ativo flupyradifurone para a produção de inseticidas pela Bayer. Lançado há dois anos nos Estados Unidos e na China (entre outros mercados) com a marca comercial Sivanto, o produto foi liberado no Brasil para as culturas de café, frutas cítricas, repolho e tabaco.

Para começar a ser comercializado, o flupyradifurone precisa ainda do aval dos outros dois órgãos responsáveis pelo registro fitossanitário no Brasil: do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Trata-se de um inseticida sistêmico, pertencente a uma nova classe química (denominada butenolide). De acordo com a Bayer, a descoberta do Sivanto Prime foi inspirada no composto natural stemofoline (isolado da planta Stemona japonica), grupo químico que representa uma nova bioatividade, agindo seletivamente nos RACn. 

Segundo a fabricante, devido as suas “propriedades físico-químicas, somado à versatilidade de modo de aplicação, seja foliar, junto com irrigação, no solo e tratamento de sementes, oferece um excelente e rápido controle para um grande número de espécies de insetos sugadores, destacando o controle de mosca branca (Bemisia tabaci) e afídeos nas mais diversas culturas”. 

Em função de seu perfil toxicológico, o produto é seguro para abelhas e outros polinizadores, bem como também algumas espécies de insetos benéficos. O Sivanto é indicado pela Bayer para os programas de MIP (Manejo Integrado de Pragas), podendo ser uma ferramenta sustentável no manejo de insetos sugadores. Esta molécula também é ativa para as populações resistentes, como mosca branca, e não é metabolizada pela enzima P450, que confere a resistência metabólica para neonicotinóides e pymetrozina.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.