Agronegócio

Mapa cria grupo para propor organização do Sistema Nacional de Emergências Agropecuárias

País definirá como enfrentar com mais rapidez situações inesperadas que ameacem animais e lavouras

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) criou um grupo de trabalho (GT) para elaborar proposta de organização do Sistema Nacional de Emergências Agropecuárias, objetivando dar mais agilidade no atendimento de situações inesperadas que possam afetar a produção agropecuária brasileira. A missão da equipe, composta por especialistas em defesa agropecuária, é definir as diretrizes para capacitação de técnicos, reconhecimento de pragas e doenças e a mobilização imediata em casos de emergência. A portaria que institui o GT foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (03.01).

De acordo com o secretário de Defesa Agropecuária, Luis Rangel, a criação do GT para elaborar o Sistema Nacional de Emergências Agropecuárias garante mais eficiência ao país na área de sanidade animal e vegetal. Isso, acrescenta, vai evitar que pragas e doenças tragam prejuízos econômicos e fechem mercados potenciais à produção brasileira.

“Temos que estar preparados para diagnosticar e agir rapidamente quando casos como o da febre aftosa, por exemplo, ou o aparecimento de novas doenças aconteçam”, assinala Rangel. “Juntar pessoas com maior expertise nesses tipos de emergências para construir as diretrizes de identificação de ameaças permite que possamos fazer as contingências específicas com mais agilidade.”

O GT será formado por veterinários, zootecnistas, farmacêuticos, químicos e engenheiros agrônomos dos estados e da União. A proposta de organização do Sistema Nacional de Emergências Agropecuárias deverá ser apresentada pelo grupo em 90 dias. Se houver necessidade, o prazo poderá ser ampliado.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é ser necessário ser cadastrado
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos